A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro de 2024, a Operação BARGANHA, com o objetivo de combater fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos da Prefeitura Municipal de Ilhéus. As investigações revelaram um esquema de corrupção, envolvendo o pagamento de propina a agentes públicos para beneficiar determinadas empresas em processos licitatórios municipais.
Os envolvidos no esquema fraudavam as licitações, determinando os vencedores antes mesmo da realização oficial dos certames. Além da manipulação dos resultados, houve superfaturamento em diversos contratos, falsificação de documentos e atividades ligadas a uma organização criminosa voltada à lavagem de dinheiro.
Os contratos sob investigação ultrapassam o montante de R$ 45 milhões e envolvem recursos destinados às áreas de saúde, educação e limpeza urbana. Nesta quinta-feira, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ilhéus, Itabuna, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Além das apreensões, também foram autorizadas a quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados. Os crimes apurados incluem frustração de caráter competitivo em licitação, fraude, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A operação segue em andamento, e novas informações podem surgir com o desenrolar das investigações.












Comments